sexta-feira, 30 de abril de 2010

Superporto do Açu

Coisas de Logística :P


Localizado no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro, o Complexo do Superporto do Açu é atualmente o maior investimento do Brasil em infraestrutura portuária. Próximo aos campos de petróleo offshore das bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo e com fácil acesso para as regiões mais desenvolvidas do Brasil, o Superporto do Açu servirá de centro logístico para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

O porto contará com dez berços de atracação, sendo quatro para minério de ferro, dois para movimentação de petróleo, um para carvão, e três para produtos siderúrgicos, escória, granito e ferro-gusa. Com uma profundidade de 21 metros, o Superporto do Açu permitirá a atracação de navios Capesize com capacidade de até 220.000 toneladas.

Da retroárea adjacente de aproximadamente 15,1 mil ha, serão disponibilizados cerca de 9,4 mil ha para empreendimentos industriais.

O Complexo Industrial do Superporto do Açu estabelece condições favoráveis para a instalação e desenvolvimento de indústrias, incluindo plantas de siderurgia, termelétrica, gaseificação, indústria automotiva, pólo metal-mecânico, tratamento de petróleo, armazenagem e logística, entre outras. As empresas poderão ser favorecidas por incentivos fiscais relativos ao ICMS do Estado do Rio de Janeiro, que prevêem diferimento do imposto ou diferenciais de alíquotas na compra de bens de capital e de insumos para a produção industrial. Além disso, as indústrias poderão contar com a energia a ser fornecida pela termelétrica da MPX (empresa do grupo EBX).

A LLX já obteve licença ambiental prévia e de instalação para o Superporto do Açu. O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário